Sabemos que, com o envelhecimento da população, o trabalho dos cuidadores de idosos se faz cada vez mais necessário. Justamente por atenderem em casa (home care), alguns cuidados precisam ser observados antes de contratar cuidador de idosos.
Neste texto, vamos te apresentar 4 dicas para acertar na escolha desse profissional. Considere que essa contratação deve ser avaliada pela família do idoso e por ele próprio, se houver condições, afinal os dois conviverão por um bom tempo.
Felizmente já existem tecnologias e aplicativos para facilitar em boa parte desse processo de contratação, o que você poderá verificar nos próximos tópicos. Esse processo de seleção antes de escolher um cuidador é importante como uma garantia de que o idoso será bem atendido.
Veja agora as dicas indispensáveis para o momento de contratar cuidador de idosos.
Liste as necessidades
Antes mesmo de contratar um cuidador, faça uma lista completa das necessidades do idoso em relação à mobilidade, memória, alimentação, exercícios, medicação, etc.
Com esse trabalho, fica mais fácil encontrar profissionais qualificados para as tarefas necessárias no dia a dia do paciente. Justamente porque nem todos estão qualificados a aplicar medicação ou confortáveis com a situação, por exemplo.
Levante, também, por quanto tempo o profissional será contratado (permanentemente ou por um período específico) e como ele ou ela terá que dividir as tarefas com a família do idoso, caso estejam auxiliando em cuidados mais específicos.
Ofereça a estrutura adequada
Receber o cuidador de idosos em casa exige algumas adaptações do espaço, o que também é necessário para a locomoção e segurança do próprio idoso. Organize os cômodos para facilitar a passagem e disponibilize cadeira de rodas caso o idoso precise – incluindo a cadeira de banho.
Separe espaços para que as refeições sejam realizadas e guarde medicamentos e itens pessoais do idoso em um local de fácil acesso para o cuidador, caso o restante da casa seja fechado.
Procurando um profissional
Para encontrar um bom cuidador de idosos, a tecnologia pode te ajudar, e muito. Atualmente, é possível contar com aplicativos que fazem essa pré-seleção por você.
Essas empresas, através de plataformas online, fazem a ponte entre profissional e responsável pelo idoso, solução rápida e prática para análise de recomendações e histórico. Outro benefício é que essas empresas se responsabilizam pela validação e contratação do profissional, enquanto o cliente apenas faz o pagamento através do aplicativo.
Usar esse canal é bem interessante na questão das recomendações, pois todos usuários que contrataram podem deixar suas avaliações sobre os profissionais ali.
Analise as opções
Além da disponibilidade de agenda e certificações, é importante analisar as experiências profissionais de cada cuidador de idosos. Elas se referem aos trabalhos anteriores na função e também sobre cursos de atualização ou especialização.
Isso demonstra uma dedicação do profissional em relação aos cuidados com idosos. Também é mais fácil buscar essas referências em aplicativos e empresas especializadas, que se dedicam a oferecer apenas profissionais certificados e bem avaliados.
E se você quer mais segurança, confiabilidade e praticidade, conheça o aplicativo da KDCARE para encontrar profissionais e contratar cuidador de idosos.