Cuidar de idosos em casa tem se tornado um hábito cada vez mais frequente, seja por parte de um familiar responsável, que pode ou não revezar as tarefas com outros parentes, ou de um cuidador de idosos profissional. A tecnologia é uma aliada que aparece neste cenário para auxiliar nessa rotina.
Aplicativos para celulares, câmeras de vigilância, canais de contratação rápida de cuidadores, entre outras opções e novidades no mercado, são facilitadores para que a família e o idoso encontrem resultados de forma rápida e eficiente – muitas vezes, até mais barata.
Conheça agora 4 soluções tecnológicas para facilitar o cuidado de idosos.
Câmera IP Alfred
Ao modelo de câmera de vigilância (CCTV) que não é nenhuma novidade tecnológica, esse é um aplicativo para celular e tablet que possibilita o monitoramento ao vivo de ambientes. O aplicativo deve ser instalado em dois aparelhos, de forma que um servirá de câmera e o outro receberá as imagens ao vivo, desde que conectados na rede de internet.
Ele é gratuito e tem algumas limitações, começando com a imagem em baixa resolução e também a limitação de uma câmera. Pode ser interessante para casos em que o responsável precisa se ausentar por um pequeno tempo, ou então para que outro parente mais distante também monitore a casa.
Vale reforçar que esse não é um sistema profissional e que pode passar a ser cobrado algum dia. Também não é indicado confiar no aplicativo como o único cuidado de idosos, já que não é possível tomar nenhuma reação a partir dele.
Botão de pânico
Mais uma solução tecnológica que não é novidade. O botão de pânico é instalado em algum cômodo da casa, possivelmente o quarto, em um local estratégico. Ele deve ser acionado em casos de emergências de saúde ou de segurança.
Ao instalar esse aparelho na casa, é preciso conscientizar o idosos sobre seu uso e os momentos corretos de acioná-lo. O botão pode ser conectado a um número de emergência ou a um contato familiar.
Medisafe
Esse é um aplicativo para celulares e tablets gratuito. Seu objetivo é organizar e alertar o usuário sobre a ingestão de medicamentos no dia a dia. Inicialmente, é preciso que o responsável cadastre os remédios no aplicativo e indique seus dias e horários de consumo, e com isso o programa fará alertas em todos os períodos registrados.
Outra funcionalidade do app é o alerta para repor a medicação, ou seja, comprar novas embalagens e reabastecer o estoque. Um ponto interessante é que mais de uma pessoa pode administrar a conta do idoso, com a visualização também do histórico de medicamentos tomados.
KDCARE
KDCARE é um aplicativo para contratação rápida e prática de profissionais da saúde e de cuidadores de idosos para atendimento em domicílio. Após se cadastrar, o usuário coloca sua localização e faz uma busca pelo profissional desejado (também estão disponíveis enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, etc).
Basta selecionar o profissional e agendar conforme o tipo de atendimento desejado: único ou recorrente. O pagamento é feito através do cartão de crédito cadastrado dentro do aplicativo, de forma segura e rápida.
Use a tecnologia a favor do cuidado de idosos para ser mais eficiente e também economizar. Aproveite para conhecer o aplicativo KDCARE.