Com a expectativa de vida aumentando, cada vez mais as famílias precisam lidar com seus parentes mais velhos, o que gera aquela dúvida comum sobre como cuidar de idosos.
No geral, é importante sempre estimular e manter a independência de um idoso, dentro do possível. Quando nossos pais ou avós demandam de cuidados mais específicos, é preciso de um esforço de toda a família para adaptar a rotina e atender às suas necessidades.
A saúde física e emocional é ponto de observação, e o trabalho de familiares (ou de um cuidador, se for necessário) passa por esse ponto, além do acompanhamento do dia a dia, checando itens como a alimentação, a medicação e a higiene.
Conheça agora como cuidar de idosos com os 4 cuidados mais básicos.
Alimentação
Uma primeira observação é oferta de refeições leves e saudáveis, seguindo uma dieta equilibrada e recomendações dos médicos para casos mais restritivos como o colesterol ou a diabetes.
Outro ponto é oferecer água durante todo o dia, já que os idosos têm maior propensão a desidratação. A alimentação exige acompanhamento de um responsável principalmente porque idosos com Alzheimer, por exemplo, podem se esquecer de realizar as refeições.
Acompanhar o momento da refeição também passa pela observação da mastigação e atenção para evitar engasgos.
Casa adaptada e segura
Também é preciso se atentar com o ambiente de convivência do idoso. A casa precisa ser adaptada com barras de suporte no banheiro (no box e ao redor do sanitário e da pia). Escadas precisam de corrimão e, se possível, de elevador adaptado para transportar cadeira de rodas.
Dentro de casa também é necessário retirar tapetes e fios que estejam soltos pelo chão, observando o risco de quedas. As rampas também são necessárias para nivelar cômodos e passagens com degrau.
Ainda pensando em possíveis quedas, atenção também à iluminação dos cômodos. Uma boa medida é instalar interruptores luminosos, facilitando a localização para o idoso.
Higiene
Cuidar de idosos também é acompanhar a higiene. Dentro ainda da questão de adaptar a casa, uma opção é oferecer uma cadeira de banho para facilitar esse trabalho.
Quando o idoso ainda tem independência, o momento do banho pode ser reservado, e o responsável deve se atentar mais para a regularidade caso a memória falhe.
Já se o idoso não tem mobilidade, é necessário acompanhar o banho e também as idas ao banheiro, ou do uso de fraldas geriátricas em casos mais específicos.
Acompanhamento médico
Ninguém sabe melhor como cuidar de idosos do que médicos e especialistas. O que fazemos em casa ou com a ajuda de um cuidador é para estender esses cuidados ao dia a dia.
O responsável pelo idoso deve acompanhá-lo ao médico e tomar nota de todas recomendações feitas. Em casa, o principal ponto de atenção é a medicação, seja ela por comprimidos, injeções ou por meio de sondas.
Ajude o idoso a se organizar e também se lembrar dos remédios necessários e seus respectivos horários ou recomendações. Uma forma de fazer isso é registrar uma agenda sobre a medicação, indicando essas especificidades.
Outro ponto em questão de saúde é estimular o idoso a realizar atividades físicas, quando possível. Para a saúde mental e emocional, é importante estimular, também, a convivência com a família ou grupos de idosos.
Agora você sabe o básico sobre como cuidar de idosos, saiba como reconhecer o momento de contratar um cuidador de idosos.