Os familiares responsáveis pelos cuidados de um idoso podem se perguntar como cuidar de uma pessoa com Alzheimer, considerando que a doença se manifesta nesse período da vida e escala rapidamente.
A doença é uma forma de demência, caracterizada pelos problemas de memória recente que vão se agravando. O Alzheimer pode chegar a um ponto em que o paciente não reconhece mais as pessoas ao redor e apresenta depressão ou agressividade.
Também é comum que se esqueçam da medicação e de fazer as refeições, entre outras tarefas diárias. É importante estar disponível para acompanhar o idoso ou pelo menos contratar um cuidador ou outro profissional home care.
Saiba como cuidar de uma pessoa com Alzheimer com os seguintes pontos.
Faça um agenda
Manter uma rotina bem estruturada é importante para padronizar o dia a dia da pessoa com Alzheimer. Faça uma agenda semanal para o idoso, cobrindo possíveis consultas médicas e registrando também todos os horários indicados para as medicações – mais detalhes no próximo tópico.
Essa agenda também ajuda a própria família ou o cuidador a acompanhar o que paciente precisará em relação a alimentação, atividades fora de casa, visitas, etc. Registre nessa agenda os principais contatos da família para emergências.
Atenção aos remédios
Além de descrevê-los na agenda do idoso, é importante ajudá-lo a identificar os remédios a serem tomados, junto ao horário. Se o idoso é alfabetizado, é interessante identificar os remédios pelo nome e por características da embalagem. Se não, crie um esquema para identificar cada fórmula com uma cor, por exemplo.
Indique também as condições para tomar o medicamento: se é em jejum, se é depois das refeições, se é antes de dormir, etc.
Exercícios para o corpo…
Já é comprovado que manter uma vida ativa ajuda a retardar o aparecimento do Alzheimer. Mesmo os idosos devem incluir as atividades físicas em sua rotina, dentro das possíveis limitações.
Caminhadas e aulas de dança ou ginástica são interessantes para fortalecimento dos músculos e uma melhora na circulação sanguínea, todos também com o benefício da socialização. Pequenos exercícios de musculação também podem ajudar, sempre acompanhados por um profissional de educação física.
e para a mente
Os exercícios para a cabeça também devem ser estimulados, seja a leitura ou com jogos de lógica, como o xadrez, o sudoku e as palavras cruzadas, etc. A saúde mental e também emocional são fatores que atrasam as consequências do Alzheimer, o que precisa ser estimulado pela família também ao se comunicar com o idoso.
Adaptação da casa
A pessoa com Alzheimer pode ter problemas de equilíbrio, o que pede alguns cuidados especiais para evitar quedas e também facilitar na locomoção. Escadas, mesmo que curtas, devem ter corrimão, e o banheiro deve receber barras fixas no box e ao redor do vaso sanitário.
Outro ponto de adaptação da casa é a iluminação adequada, para que os idosos não andem por cômodos escuros e tropecem. A cama e demais móveis devem ter altura adequada, e objetos perigosos como facas e itens de vidro devem ser guardados com cuidado redobrado.
Se você, como familiar, não se sente pronto em como cuidar de uma pessoa com Alzheimer, considere a contratação de um cuidador de idosos. Saiba como escolher o melhor profissional.