É comum que familiares de pessoas mais idosas procurem um cuidador ou casa de repouso para observar o paciente com maior atenção e dedicação. A principal diferença entre essas duas opções é que uma é home care (o cuidador atende em casa) e a outra envolve a mudança do idoso.
Algumas condições precisam ser bem estudadas antes de optar por um desses serviços, como o valor do investimento, a disponibilidade de casas ou de profissionais, as necessidades específicas do idoso e outras características.
Entenda agora os principais diferenciais e a melhor opção entre cuidador ou casa de repouso.
Características da casa de repouso
A ideia central da casa de repouso é dar total suporte quanto a saúde e a sociabilidade dos idosos, item muito importante quando a família não pode estar sempre presente.
Também conhecidas por Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), o paciente pode literalmente morar ali, ou então se hospedar por períodos de maior necessidade da família.
Um dos principais benefícios dessa opção é a disponibilidade de profissionais multidisciplinares para atender ao idoso. O convívio com outras pessoas e o desenvolvimento de atividades físicas e mentais também é um ponto positivo de destaque.
Características do cuidador de idosos (home care)
É uma boa opção para ajudar famílias que não tem 100% de disponibilidade para cuidar do idoso. O cuidador de idosos pode conviver na casa da pessoa idosa e ajudá-la a todos momentos do dia ou cumprir uma jornada de trabalho enquanto nenhum parente está disponível.
Há a possibilidade de contratar um cuidador apenas para monitorar e auxiliar em tarefas mais complicadas do dia a dia, caso o idoso ainda tenha alguma independência, ou um profissional mais especializado para atender pacientes acamados ou que necessitam de medicação mais específica.
O atendimento home care tem o benefício de não estressar o idoso com mudanças e adaptação em ambientes novos. Mesmo assim, o ideal é que a família ofereça um ambiente seguro para locomoção do idoso pela casa, considerando o risco de quedas e suas extensas consequências
Cuidador ou casa de repouso: qual é o melhor?
A escolha entre uma dessas opções é muito pessoal. Tudo vai depender, em primeiro lugar, do valor que a família pode despender nessa situação: as casas de repouso são mais caras, enquanto o valor dos profissionais pode variar por hora ou por contrato.
O nível de dependência do idoso também é um ponto para avaliar, embora as duas opções se adaptem a isso e conservam a capacidade de atender mesmo uma pessoa acamada ou quem ainda é independente quanto a locomoção, memória, etc.
Se os parentes concordam em adaptar a casa e proporcionar um ambiente saudável para o idoso, o cuidador é uma boa opção justamente por diminuir o estresse e cumprir exatamente com as necessidades específicas levantadas.
Uma boa ideia é procurar empresas especializadas para fazer a ponte com um bom profissional, observando seu histórico e recomendações.
Agora que você conheceu as possibilidades de contratar cuidador ou casa de repouso, veja 4 dicas para acertar na escolha de um cuidador de idosos.