A qualidade de vida dos idosos é uma necessidade cada vez mais debatida na área da saúde e em outros setores da sociedade, já que nas últimas décadas, a expectativa de vida no Brasil tem aumentado exponencialmente e a população idosa tende a dobrar até 2042 (IBGE 2017).
Esta fase da vida necessita de cuidados e atenção especiais, pois com o avanço da idade, algumas atividades básicas da rotina acabam exigindo mais esforços, reduzindo a autonomia do idosos para trocar de roupa, locomover-se entre os cômodos da casa ou tomar banho sozinho, por exemplo.
Através de exercícios específicos, a fisioterapia para idosos é responsável pela prevenção e reabilitação, no caso de doenças comuns da terceira idade e lesões causadas por acidentes. O idoso normalmente é atendido em clínicas,, mas existem atividades que podem ser realizadas a domicilio.
Descubra quando contratar fisioterapia domiciliar para idosos e como escolher o melhor profissional.
Quando é necessário contratar um fisioterapeuta domiciliar?
O estímulo físico é extremamente benéfico para prevenir o aparecimento de doenças e auxiliar ao idoso a manter a resistência muscular, equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade e até mesmo a saúde mental. O fisioterapeuta é o profissional responsável por avaliar e personalizar os exercícios de fisioterapia geriátrica, de acordo com as necessidades específicas de cada paciente:
• Mobilidade reduzida – com o passar do tempo, músculos, ossos e articulações se desgastam e o idoso passa a ter dificuldades de locomoção. Doenças como a osteoporose e artrose são fatores que contribuem para o aparecimento de dores e dificuldades para caminhar. Para esses e outros casos como idosos acamados, nos quais o deslocamento é reduzido, o atendimento domiciliar representa comodidade para o paciente e familiares.
• Reabilitação – traumas, lesões e fraturas causados por quedas são comuns devido a baixa resistência física nessa fase. Além disso, outros fatores como doenças crônicas, pós cirúrgico, pneumonia e AVC, por exemplo, exigem cuidados especiais para reabilitação de idosos que passaram por alguma dessas situações. O objetivo principal é restabelecer as funções necessárias para recuperar movimentos essenciais para respirar, caminhar e deglutir, por exemplo, visando a autonomia do idoso.
• Idosos com Alzheimer e outras doenças degenerativas – doenças que provocam a limitação dos movimentos e tem avanço progressivo, como o mal de alzheimer e a doença de parkinson, necessitam de acompanhamento diário e multiprofissional. Os exercícios de fisioterapia neurológica auxiliam a melhorar a cognição e memória, aumentar a amplitude dos movimentos, aumentar a força muscular e resistência à outras doenças decorrentes dessas condições.
• Independência em atividades rotineiras – a falta autonomia para realizar atividades de rotina não apenas a condição física do paciente, mas também a saúde mental. A fisioterapia domiciliar contribui para que o idoso tenha inserido no seu dia a dia exercícios de resistência muscular e coordenação motora que possibilitem-no vestir-se, cozinhar, realizar a higiene pessoal e caminhar, com ou sem a ajuda de andadores e bengalas, de acordo com as restrições e condições de saúde do paciente.
Como contratar um fisioterapeuta home care?
Os benefícios da fisioterapia domiciliar para idosos são diretamente ligados ao conforto, comodidade e eficiente no tratamento e prevenção de doenças e reabilitação em busca da melhora da qualidade de vida.
Para contratar fisioterapeuta home care, é necessário, assim como outros profissionais da área da saúde, observar a formação e especialidade do profissional, sua experiência com outros pacientes com condições próximas ao idoso, além de verificar se o mesmo está cadastrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO).
O KDCARE reúne fisioterapeutas certificados em diversas especialidades para atendimento domiciliar com conforto e segurança. Baixe o aplicativo KDCARE (Android e iOS) e consulte o mais próximo de você.