A amamentação é de fundamental importância para o recém-nascido. Além de estabelecer um vínculo entre mãe-filho, possui inúmeras vantagens.
O leite da mãe é um alimento completo, composto por proteínas, gorduras, carboidratos e células, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do bebê. Protege contra infecções intestinais, respiratórias, urinárias, otites, alergias alimentares e câncer.
O aleitamento materno estimula o desenvolvimento neuro-psicomotor e social, assim como desenvolve a estrutura facial e suas funções: mastigação, fala, alinhamento dos dentes e respiração.
A fala é o modo mais frequente na comunicação, mas para que ela ocorra os músculos envolvidos devem estar adequados. Quem se encarrega de preparar esses músculos para a fala é a amamentação materna, pois através da sucção, há um desenvolvimento muscular necessário para uma boa articulação. Portanto, a amamentação é um dos fatores responsáveis pela comunicação oral.
Uma vez que o fonoaudiólogo estuda os distúrbios da comunicação humana e as funções de sucção, deglutição, mastigação e respiração, atuando diretamente, diagnosticando e intervindo nas desordens dessas funções, é de fundamental importância sua atuação direta em programas de incentivo e assistência ao aleitamento materno, detectando e corrigindo erros de pega e sucção.
Uma pega incorreta da mama pelo bebê, ou uma sucção inadequada, podem levar a um desmame precoce.
Durante a Gestação
Através do acompanhamento da gestante, o fonoaudiólogo pode auxiliar orientando a futura mamãe quanto à estimulação do bebê e a importância da amamentação como fatores essenciais no desenvolvimento da audição, fala e linguagem.
Acompanhamento com o Fonoaudiólogo
As fases quanto ao uso de chupeta, mamadeira e a transição para alimentação sólida são aspectos que podem ser orientados pelo fonoaudiólogo para garantir o desenvolvimento da respiração nasal e de hábitos corretos de mastigação e deglutição.
Precisa de um Fonoaudiólogo?
Peça pela KDCARE!
➡ Apple Store: https://apple.co/2IldXaF
➡ Google Play: http://bit.ly/2K1yXzP