

Existem muitos motivos que levam pacientes e familiares procurarem atendimento domiciliar de profissionais da saúde.
No caso de tratamento de doenças, pós operatório ou para acompanhamento de idosos e crianças, profissionais de saúde especializados em atendimento ambulatorial ou de internação domiciliar são procurados justamente para garantir o conforto de pacientes.
O home care é uma é uma alternativa para famílias e pacientes que precisam de acompanhamento personalizado no conforto do lar realizado por profissionais de saúde das mais variadas especialidades, com segurança e qualidade.
Descubra, a seguir, o que é home care e o que diz a legislação sobre o atendimento em domicílio realizado por profissionais da saúde.
O que é Home Care?
Os cuidados domiciliares tiveram início na década de 80, nos Estados Unidos e as primeiras empresas especializadas só começaram a oferecer os serviços de home care no Brasil a partir da década de 90. Essa modalidade de serviço é regulamentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Home Care nada mais é do que o atendimento domiciliar realizado por profissionais de diversas especialidades a pacientes de todas as idades, com ou sem deficiência física que necessitem de atenção especial em caso de doenças agudas, crônicas ou em condições terminais.
Desta forma, o home care compreende o atendimento na residência, seguindo as características e necessidades específicas de cada paciente, com foco no conforto e melhores condições de adaptação aos procedimentos realizados pelo profissional.
Tipos de atendimento domiciliar
O atendimento domiciliar de pacientes pode ser realizado em diversas especialidades, de acordo com a necessidade de cuidados. A assistência domiciliar também prevê o atendimento a pessoas com dificuldade de locomoção e para tratamento contínuo de doenças como a hipertensão ou diabetes.
Em casos de necessidade cuidados referentes aos recebidos no ambiente de internação, os pacientes podem contar com médicos, enfermeiros e técnicos responsáveis pelo acompanhamento a home care. Indicados, neste caso, juntamente com uma estrutura domiciliar preparada acomodar o paciente.
Quem são os profissionais de home care?
Cada vez mais comuns, a demanda por cuidados domiciliares realizados por profissionais de saúde envolvem a rotinas de alimentação, higiene, administração de medicamentos e acompanhamento do estado geral de saúde de pacientes.
Clínicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, técnicos e enfermeiros acompanham a evolução do tratamento através da avaliação da saúde e bem estar no ambiente domiciliar, garantindo todo o suporte para os pacientes e, diversas modalidades de atendimento, de acordo com as necessidades específicas.
Também são considerados profissionais de saúde home care, os cuidadores de idosos e de crianças, responsáveis por acompanhar a rotina e garantir a segurança nos procedimentos necessários, seja a troca de um curativo, administração de medicação no horário correto e dieta nutricional indicada por médicos.
Afinal, profissionais de saúde podem fazer assitência domiciliar?
O atendimento domiciliar realizado por profissionais de saúde é uma das formas de garantir a pacientes tenham melhores condições para recuperação e menos exposição a riscos hospitalares.
Portanto, é permitido e regulamentado a esses profissionais o atendimento em que se preze as questões éticas e de segurança para os procedimentos realizados.
Com um mercado em expansão, uma nova tendência nesse mercado é a contratação de profissionais para atendimento domiciliar realizada por aplicativos, regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina desde o início de 2018.
O tratamento mais humanizado é uma dos principais fatores que influenciam na transferência de para pacientes para internação domiciliar. Conheça também os diferenciais da internação domiciliar.