Home care, forma de atendimento também conhecida como Assistência Domiciliar, é uma opção para famílias que precisam de cuidados profissionais de um enfermeiro para crianças, pessoas com deficiência ou doenças crônicas e ainda idosos.
Principalmente no último caso, que tem se tornado cada vez mais comum pelo envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, as atribuições do enfermeiro que atende a domicílio podem causar confusão entre os responsáveis por contratar o profissional.
O enfermeiro, além de atender em casa conforme as necessidades da pessoa idosa, também pode administrar equipes mais completas que contam com cuidador, nutricionistas, psicólogos, etc.
Conheça os dois grupos de atribuições do enfermeiro home care.
Assistencial
As funções do enfermeiro home care mais procuradas são justamente as assistenciais. Esse trabalho começa com a elaboração da sistematização da assistência de enfermagem (SAE), um guia para os trabalhos do profissional e demais envolvidos.
A SAE descreve: histórico médico e de enfermagem, diagnóstico de enfermagem,
planejamento dos resultados estimados, implementação da assistência, evolução e enfim o prognóstico de enfermagem.
Para isso, o profissional entrevista não só o paciente como os parentes e responsáveis, avaliando também o histórico traçado por profissionais anteriores.
Os trabalhos assistenciais são variados, dependendo da complexidade de cada pessoa, entre menor, média e alta. Ilustrativamente, essa complexidade iria de um paciente que ainda tem certa independência até um idoso acamado que precisa de medicação específica.
É comum que os responsáveis pelos idosos procurem o enfermeiro home care para aplicação de medicação intravenosa ou caso o paciente esteja acamado e precise de sondas ou oxigênio.
A todo momento do trabalho home care o profissional de enfermagem pode identificar e reagir às condições que oferecem riscos à saúde do idoso.
Educativa
Entre as atribuições do enfermeiro também estão as tarefas educativas junto à família, ao paciente e ao restante da equipe de atendimento domiciliar, se existir.
O enfermeiro pode, aos poucos, sempre acompanhando o progresso do paciente, ensinar os familiares e responsáveis pelo idoso a realizarem os procedimentos necessários para seu bem estar.
Esse profissional pode – e deve – opinar sobre melhorias e investimentos no ambiente do idoso, como acessibilidade e ambientes adaptados. Também pode trazer profissionais como psicólogos e nutricionistas para fazer um plano de cuidados mais holístico, considerando a saúde física e emocional.
O que não faz parte das atribuições do enfermeiro?
Essa é uma dúvida comum àqueles interessados em contratar um profissional para auxiliar com os cuidados de um idoso dentro de casa. Antes dessa escolha, é de extrema importância avaliar quais são as necessidades do idoso.
Se o paciente não tem problemas de saúde graves e precisa apenas de supervisão e apoio nas tarefas do dia a dia, essas funções não cabem exclusivamente a um enfermeiro. O cuidador de idosos é o profissional indicado nesses casos. Ele já é apto a alimentar, fazer a higiene, lembrar das medicações, ajudar na locomoção, promover atividades físicas, etc.
Neste texto você conheceu as atribuições do enfermeiro home care. Antes de contratar, conheça 5 dicas para escolher um bom profissional.