Quando uma pessoa quer contratar um profissional para auxiliar em casa, o primeiro passo é pesquisar e avaliar quem tem o perfil certo para as necessidades da casa ou das pessoas – assim muitas pessoas procuram conhecer as tarefas do cuidador de idosos.
O cuidador é importante para acompanhar o dia a dia dos idosos desacompanhados, auxiliando o paciente em tudo o que for necessário. Quem contrata precisa definir bem o tempo de trabalho do cuidador e o que estará dentro de suas atribuições, considerando se o idoso mora sozinho ou precisa de acompanhamento apenas por um período determinado.
As tarefas do cuidador de idosos são variadas, dependendo das necessidades da família, da casa e da pessoa idosa. Conheça algumas delas agora.
Tarefas administrativas
O cuidador de idosos pode se dedicar a tarefas de manutenção e administração da casa, recebendo correspondências, pagando contas, fazendo compras em mercados, feiras e farmácias, etc. Esses trabalhos são interessantes para famílias que não estão presentes durante o dia, por exemplo, e logo não conseguem cumprir ou acompanhar compromissos pontuais.
Caso mais profissionais sejam contratados para home care, a exemplo de psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, o cuidador também pode ser encarregado de agendar os atendimentos e providenciar pagamentos.
Cuidados com a saúde
São os trabalhos mais procurados, até por parentes que estão na mesma casa que o idoso mas não tem aptidão para administrar os cuidados específicos com a saúde. Essas tarefas do cuidador de idosos incluem, por exemplo, desde o acompanhamento a consultas médicas, auxílio a administrar medicações, agendamento de exames.
Esse tipo de cuidado passa também pela alimentação, em que o cuidador pode preparar ou pelo menos elaborar um cardápio equilibrado, também acompanhando e auxiliando nos momentos de refeição.
A higiene é outro ponto entre as atribuições, seja auxiliando no banho ou com a troca de fraldas geriátricas. O cuidador também pode ajudar na limpeza e troca de curativos, entre outros pontos relacionados à saúde e bem estar do idoso – sem esquecer do mental e emocional.
Socialização
Falando em saúde emocional, o cuidador pode – e deve – incentivar a socialização do idoso, seja com a própria família ou em grupos de amigos. Algumas cidades, por exemplo, contam com associações e grupos voluntários para que idosos se conheçam e desenvolvam atividades juntos.
Dentro de casa, o cuidador pode estimular que o idoso continue praticando seus hobbies, ponto importante também para incentivar a memória.
Organização
Essas são as tarefas relacionadas a agenda da casa e do idoso, distribuindo as medicações necessárias durante o dia e suas condições, por exemplo, ou organizando os cômodos para que o idoso possa transitar tranquilamente.
Nesse ponto também entra a distribuição e o auxílio durante as refeições, entre outras situações que os idosos podem se esquecer. Cuidar do sono é outra atribuição, além da limpeza e organização de peças de roupas e itens de cozinha.
Todos os trabalhos encontrados em um cuidador de idosos devem ser combinados anteriormente, evitando que ele fique sobrecarregado com tarefas dispensáveis e não atenda ao paciente.
Agora que você conhece as tarefas do cuidador de idosos, conheça como esse profissional deve ser escolhido para cada perfil de paciente.